SEMINÁRIO
Confira os destaques do primeiro dia do Seminário de Performance ATM
O Seminário de Performance ATM (Air Traffic Management) começou nesta terça-feira (14/10), na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP). Promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o evento reúne especialistas de diferentes setores para discutir o gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil, com foco na análise de indicadores de desempenho e na busca por soluções para os desafios do setor.
A programação conta com palestrantes de organizações militares, instituições acadêmicas, órgãos governamentais, companhias aéreas, aeroportos brasileiros e da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL).
A
abertura foi conduzida pelo Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar James Souza Short, que destacou a importância da cooperação entre os diversos atores da comunidade aeronáutica. “Este encontro é fundamental para mostrar a importância de trabalharmos em conjunto. Precisamos medir para gerir e, assim, alcançar melhores resultados”, afirmou.
Entre os temas abordados, o Comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Coronel Aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, apresentou dados sobre o tráfego aéreo no país, que registrou 1,9 milhão de voos controlados em 2024, com maior concentração nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.
Também foi apresentado o sistema HELICONTROL, em operação na Torre de Congonhas, que busca integrar com segurança e eficiência as operações de helicópteros e aeronaves de asas fixas no aeroporto.
O Chefe da Seção de Performance do SDOP, Major Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, apresentou os projetos do DECEA e os desafios da gestão por performance do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Já o Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, detalhou as medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), que visam equilibrar capacidade e demanda para garantir segurança, regularidade e pontualidade dos voos.
Outros temas debatidos incluíram a judicialização no setor aéreo, a performance do Centro de Controle de Área Superior de Maastricht (MUAC) e o projeto Total ATM, que propõe uma visão de futuro para o gerenciamento de tráfego aéreo.
O Seminário de Performance ATM prossegue até quinta-feira (16/10). Após o encerramento, as palestras ficarão disponíveis no canal do DECEA no YouTube.
Fotos: Luiz Perez/ DECEA
Notícias Relacionadas
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
